terça-feira, 30 de novembro de 2010

Viagem ao Museu de Cabangu

    Os alunos o 5° ano da Escola José Moreira dos santos da turma da professora Claudia, realizaram uma visita ao museu de Cabangu localizado na cidade de Santos Dumont.
     A viagem foi realizada no  segundo semestre letivo.
      Os estudantes foram de ônibus cedido pela Secretaria Municipal de Barbacena. Foi muitos agradável com muita cultura e lazer. Os alunos conheceram a história do “Pai da Aviação “ através de fotos, documentos, objetos pessoais e réplicas de suas invenções.Assistiram um documentário, visitaram as dependências da casa natal de Santos Dumont e aproveitaram o resto do dia para diversão.  


   

Alunos assistem o filme Milagre da Cabana que mostra a importância de ajudar os outros

    No dia 04 de outubro, a turma 2 do quinto ano do ensino fundamental da Escola Municipal José Moreira dos Santos assistiu ao filme "Milagre da Cabana".
    O filme enfoca a dramática história de Lilly, que quando ainda jovem teve o seu filho, ainda bebê, tirado dela pelo seu marido, um contrabandista de bebidas. Como Lilly denunciou o marido à polícia, ele acabou tirando o filho dela.
    Lilly era explorada pelo seu marido contrabandista e também foi internada como louca, e ninguém acreditava mais nela, até que uma amiga um dia a encontrou numa cabana, numa plantação de nozes. Ela já estava velhinha, e essa amiga a ajudou. Mais tarde ela reencontrou o filho, quando já estava muito doente.
    Esse é um filme que mostra a importância de ajudar os outros.
        È uma história que reflete que devemos cultivar a esperança e continuar amando, mesmo diante da adversidade.
     Segundo a professora Ana Maria da Silva, que passou o filme para as crianças, o filme foi muito interessante para os alunos, foi emocionante e levou para a vida dos alunos uma lição. Quando todos parecem estar duvidando daquilo que falamos e agimos, sempre haverá alguém para confiarmos e acreditar em nós.
        A esperança, palavra importante em nossa vida, nunca poderá desaparecer.
    Os alunos acharam importante a atitude das pessoas que resolveram ajudar a Lilly e acharam o filme muito legal, por causa disso. Segundo eles, o filme ensinou a não ser egoista, não fazer contrabando e ajudar as pessoas que mais precisam.


Alunos : Blenda, Wilton, Nayara, Theylon, Victória, João Victor

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Viagem ao Museu de Cabangu

    Os alunos o 5° ano da Escola José Moreira dos santos da turma da professora Claudia, realizaram uma visita ao museu de Cabangu localizado na cidade de Santos Dumont.
     A viagem foi realizada no  segundo semestre letivo.
    Os estudantes foram de ônibus cedido pela Secretaria Municipal de Barbacena. Foi muitos agradável com muita cultura e lazer. Os alunos conheceram a história do “Pai da Aviação “ através de fotos, documentos, objetos pessoais e réplicas de suas invenções.Assistiram um documentário, visitaram as dependências da casa natal de Santos Dumont e aproveitaram o resto do dia para diversão.  

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Turma 2, do 5° ano, assiste filme sobre a vida do Presidente Lula

Os alunos da Sala 2, do 5° ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal José Moreira dos Santos, assistiram nos dias 01 e 08 de novembro de 2010, ao filme "Lula, o Filho do Brasil". O filme foi exibido na Biblioteca da escola.
    - O filme é bonito e feio ao mesmo tempo, porque tem muita morte, mas também é bonito porque mostra as conquistas de um menino pobre, que lutou por seus direitos e que depois de muitas greves, depois da morte da sua primeira mulher e do filho, depois de ser preso com seus amigos, depois da triste morte da mãe, ele se tornou presidente do Brasil - Diz a aluna Luiza Raquel.
    Todos os alunos ficaram bem interessados. "Eu achei triste, bom e ruim, porque tem partes alegres e tristes", conta Larissa Oliveira, que também viu o filme.

Autoras : Luiza Raquel e Larissa Oliveira.

Alunos do 5° ano são avaliados no Simave

Os alunos das três turmas de 5° ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal "José Moreira dos Santos" realizaram as avaliações do SIMAVE, Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública, nos dias 9 e 10 de novembro.
      Os estudantes foram avaliados em português e matemática. As provas não estavam nem fáceis, nem difíceis. Segundo a aluna Lara Beatriz, da turma 1, a prova estava média e continha tudo o que eles tinham aprendido durante o ano.
    Para o aluno Igor Luan, também da turma 1, a prova estava muito grande. Eram 49 questões, incluindo perguntas sobre a escola e o dia a dia das crianças.
      O objetivo da avaliação foi verificar o desempenho dos alunos para melhorar a qualidade do ensino oferecido pela escola.
    Os alunos da Escola Municipal José Moreira dos Santos, ouvidos pela reportagem. acreditam que se sairam muito bem nessa avaliação.

Autores : Alunos da turma 1

Festival de Arte revela talentos no Polivalente

              A Escola Estadual Professor João Anastácio, mais conhecida como Polivalente, no bairro Santo Antônio, realiza um festival de arte com música, teatro, dança e mágica, que faz muito sucesso.
              Nós conversamos com a diretora da escola, Margarida Maria Barbosa, que falou sobre o festival.
               Ela disse que a escola incentiva muito a arte, pois ela acha que não pode deixar a arte morrer. “Através da escola se descobre uma infinidade de talentos e se a escola não abre um espaço como é que vai saber que este talento existe”.
               Ela disse que este  festival  é muito  legal.  “Às vezes temos alunos  que ficam vagando  da  escola  para casa e quando a gente faz  um festival, este aluno traz um desenho  maravilhoso  e se descobre  que  o  menino é um desenhista, outros tocam violão, cantam, outros têm facilidade  para  falar um texto”.
               Adiretora falou  que este  fetival existe há 10 anos. Ela disse também que quem teve a ideia de fazer o projeto foram os professores Ricardo, Claudinésio e ela mesma. O projeto foi feito  porque os alunos  estavam achando a escola muito chata, precisando de algo diferente.
               Ela disse também que vai lutar para continuar o projeto e valorizar a arte. A diretora disse  ainda que no ano que vem quer montar uma peça infantil  e uma para adultos. A peça que ela mais gostou de fazer  foi o “Auto da Compadecida”, que ganhou sete  prêmios.


    Igor, Mateus, Larissa. 

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Bairro Santo Antônio mantém tradição de anunciar falecimentos por auto falante

   No bairro Santo Antônio, a tradição de anunciar os falecimentos de moradores da comunidade na igreja continua sendo mantida. Porém, não mais com o toque do sino como acontece em muitas cidades do interior. Aqui uma música avisa que morreu alguém do bairro.
            No dia 03 de novembro fomos à igreja Santo Antonio para sabermos como surgiu a ideia de tocar música para dar a nota de falecimento. Descobrimos que antigamente só se batia o sino, porque não tinham auto falante e com a chegada da tecnologia começou a tocar a música.
            Algumas pessoas não gostam da música porque acham que ela é  triste. Apesar disso, muita gente acha boa a ideia de fazer esse anúncio no auto falante, porque os familiares gostam dessa homenagem.

Gabriel
Elen
Nayara

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Policena : Grupo de teatro que nasceu no bairro Santo Antônio

Evertom Mendes Francelino, 21 anos, estudante de filosofia, trabalha como agente comunitário no posto de saúde do bairro Santo Antônio é ex-aluno do colégio Polivalente e participa de um grupo de teatro chamado Policena. Esse nome surgiu da união das palavras Polivalente e cena, assim formando Policena.
          Sua primeira peça foi “Quem robou meu queijo”, a pedido da professora de português.
          A diretora Margarida então incentivou os alunos a apresentarem outras peças entre elas o “Auto da Compadecida”, que foi a melhor peça apresentada pelo grupo, conquistando 7 prêmios, um deles o de melhor ator para Evertom com o personagem João Grilo, e outros como melhor espetáculo, iluminação, júri popular atriz e ator coadjuvante.
          A peça o “Auto da compadecida” foi apresentada no Ifet nos dias 22, 23, e 24 de outubro.

Texto coletivo dos alunos do 5°ano turma 2

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

POESIA

O lugar onde vivo
Camila Eduarda Mendes de Souza

Barbacena cidade querida
Onde quero passar todo a minha vida
A cidade das rosas é maravilhosa
Aqui só existe flores viçosas.

Tem fama de cidade de loucos
Mas loucos aqui são poucos
Aqui só vieram para se tratar
Louco aqui não há.

Cidade das rosas
Linda cidade maravilhosa
Admirada por tua beleza
Mas conhecida por suas rosas.

Quem vem a Barbacena
Não a esquece já mais
Cidade linda e serena que bom que moro em Barbacena.



             Camila é aluna do 5° ano da Escola Municipal José Moreira dos Santos e esta poesia foi selecionada para participar da Olimpíada da Língua Portuguesa, em 2010.

Diversões

Piadas

            Um dia dois homens que se chamavam Cruz e Credo queriam ir ao banheiro, mas o banheiro dos homens estava ocupado e eles resolveram ir ao banheiro feminino.
De repente entram duas mulheres e, assustadas, falam:

            -Cruz credo

            Aí, o Credo falou:

            - Ih, até já sabe o nosso nome!


---------------------------------------------------------------------------------------------------------

            Por que a loira põe a televisão dentro do microondas?

            Para ver Tela Quente


Letícia Raphaele
.............................................................................................................................................


O que é o que é?

           - Quanto menos se tem mais se quer?

             R. Dinheiro

   - Quanto mais velho fica mais se tem?

R. Cabelo branco

-        O que a Banana falou para Laranja?

            R. Nada banana não fala.

-        O que nós fazemos antes de sairmos de casa?

             R. Entramos

Luiza
Blenda

Taek Wondo na Praça de Santo Antônio

          As crianças que gostam de artes marciais tem agora uma boa opção aqui mesmo no bairro Santo Antônio. São as aulas de Taek Wondo que a professora Elizangela Maria da Silva realiza na praça Santo Antônio.
           As aulas são gratuitas e os alunos podem escolher dois horários. Um começa às 10:30 e acaba 11:30 da manhã e outra turma às 13:30 e acaba às 14:30 da tarde.
            No horário da manhã, as aulas acontecem  na segundas, terças e quintas  e no horário da tarde, às terças e quintas.
            Todos os alunos têm que estar uniformizados, Dobok a roupa própria dos lutadores de artes marciais..
            Os alunos também têm que comparecer nas apresentações e nos exames de faixas.
            Para mudar de faixa o aluno tem que pagar R$ 70.00 e, além disso, para conseguir mudar de faixa o aluno tem que ter muita disciplina e aprender todas as lições durante as aulas.


Bruna

Festa de Santo Antônio mistura tradição, cultura e religiosidade

Para compreender um pouco mais das tradições, da cultura e da história do bairro onde moram, alunos da Escola Municipal José Moreira dos Santos, foram ouvir uma moradora que há 40 anos vive na comunidade.
            Conversando com Maria das Graças do Nascimento ela informou um pouco da cultura do bairro dizendo que há muitas manifestações culturais na comunidade e deu como exemplo a grande festa de Santo Antônio comemorada todos os anos no mês de junho, entre os dias 01 e 13.
           Esta festa, segundo contou a moradora, atrai toda a cidade e não apenas os moradores do bairro, pois há a trezena, que os católicos não perdem um dia.   
           Além disso, os moradores acompanham também os shows, gostam de ver a grande  fogueira de Santo Antônio, além de provarem as comidas das barraquinhas, com um cardápio muito típico e variado.
            Na festa de Santo Antônio tem quentão, cocada, churrasco e outras gostosuras.

Lorenna